gov.br

Protexto

V Workshop em Linguística Textual

Informações gerais

O V Workshop em Linguística Textual, cujo tema será “O texto e sua relacionalidade“, acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio de 2024, na Universidade Federal do Ceará.

A escolha desta temática se deve à premência de os estudiosos da linguagem refletirem sobre os parâmetros de textualização nas relações entre textos e entre práticas discursivas de gêneros. Três aportes teóricos fundamentam as análises linguístico-textuais, em relação interdisciplinar: as análises do discurso, com destaque para a semiolinguística; a abordagem da tecnodiscursividade; e a teoria da argumentação no discurso. Considera-se, ainda, que esse diálogo pode se abrir a outras interfaces.

Em sua quinta edição, o evento terá formato híbrido, abrangendo apresentações presenciais e on-line, o que permite a inclusão de conferencistas internacionais e nacionais, bem como a participação do público que, por razões diversas, não poderá comparecer ao evento presencialmente.

Como nas edições anteriores, assumimos o compromisso de apoiar uma causa social, desta vez, das mais nobres: a reconstrução das universidades públicas no Brasil.

O V Workshop em Linguística Textual também homenageará três grandes pesquisadoras, integrantes do GT de Linguística Textual e Análise da Conversação da Anpoll (Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística): Vanda Maria Elias (UNIFESP), Sueli Marquesi (PUC/SP) e Ana Lúcia Tinoco Cabral (IPPUC-SP e USP-ProfLetras).

Oferecemos ao público interessado uma conferência internacional de abertura presencial, três conferências internacionais on-line, uma conferência nacional presencial, quatro mesas-redondas presenciais, sete simpósios temáticos presenciais e sete simpósios temáticos remotos.

Clique aqui para acessar à programação completa.

Inscrições e critérios para submissão de resumo

As inscrições, para todas as modalidades de participação, devem ser feitas a partir deste link.

Serão avaliados trabalhos com até três autores, com a possibilidade de participação em coautoria para estudantes de graduação. Não serão aceitos casos em que o(s) mesmo(s) autor(es) submeta(m) mais de um resumo. Além disso, haverá a modalidade de participante, para os que não desejarem apresentar trabalhos.

O resumo deve ser organizado em um único parágrafo de 200 a 250 palavras, precedido do título e sucedido de 3 a 5 palavras-chave. O resumo deve conter objetivo(s), fundamentação teórica, metodologia de pesquisa, análise e/ou resultados.

Valores de inscrições

TABELA DE VALORES DAS INSCRIÇÕES:
Pagamento até dia 10 de abril:
Simpósio temático (com apresentação de trabalho):

• 100 reais – graduação (em coautoria com mestre ou doutor)
  • 120 reais – pós-graduação
  • 140 reais – pesquisadores e professores

Pagamento até dia 10 de maio:
Simpósio temático (com apresentação de trabalho):

• 120 reais – graduação (em coautoria com mestre ou doutor)
  • 150 reais – pós-graduação
  • 180 reais – pesquisadores e professores

Participação sem apresentação de trabalho até 27 de maio [taxa única]:

• 30 reais – ensino médio
  • 50 reais – graduação
  • 100 reais – pós-graduação
  • 120 reais – pesquisadores e professores
PIX para confirmação de inscrições: 85987710340 (Instituto ACEP)
IMPORTANTE: sua inscrição somente será efetivada após o envio do comprovante de pagamento para o e-mail workshoptexto@gmail.com.