LUTO – Para sempre Mônica Cavalcante
Data da publicação: 5 de abril de 2024 Categoria: Sem categoriaNossa líder nos deixa repentinamente, deixando-nos atônitos, sem saber o que falar, o que negociar para construir a coerência desse evento.
Não há texto que consiga fazer jus à sua grandiosidade, mas tentamos, por meio dessas recategorizações, dizer o quanto o referente Mônica é fundamental.
Na pesquisa, a locutora Cavalcante brilha intensamente, pois é um dos grandes nomes da LT brasileira (levando adiante o legado dos seus mestres Koch e Marcuschi).
Seu espírito científico se revela de diversos modos: na busca por teorias que dialoguem com a LT, na (re)formulação dos postulados, na conexão com as práticas de ensino. As intertextualidades de suas aulas, aliadas à sua clareza, seu didatismo e seu bom humor inigualável, geram eventos memoráveis, com ensinamentos que ficam para sempre.
Generosa, faz questão de se acompanhar de um et al. Compreende a importância do conhecimento construído. Junto com sua companheira Mariza Brito, orquestra um coro chamado Protexto, em que cada membro é autor estimulado a agregar o conhecimento, construindo uma articulação tópica coesa.
Como orientadora, não solta a mão de ninguém, e é assim que vai passeando com os seus, divulgando resultados e entusiasmando multidões.
Nos afetos, se transforma em Moniquinha, em Cavalquinha. Carinho e alegria dispensados a todos. Não estende apenas a mão, mas o cérebro, o sorriso, os olhinhos apertados, a quem precisa e, principalmente, a quem nem sempre é ouvido.
Aconselha, dá carão, chama de “cachorra” com o carinho da intimidade conquistada.
No ambiente inóspito da academia, cria redes referenciais, porque sabe acolher e organizar os muitos PDV, gerindo a polifonia como poucos.
Na conversa, contando histórias hilárias, vai construindo sequências textuais.
O campo dêitico de Mônica se desloca para o céu. As coordenadas eu/aqui/agora não estão mais neste plano, mas o tu dessa enunciação continua a lhe escutar e a lhe prestar as merecidíssimas homenagens.
Longa vida a quem, no fundo, no fundo, sabe afetar os modos de ver, pensar e sentir.
Que a saudade se transforme em boas lembranças das muitas risadas e lições.
Mônica Cavalcante presente, hoje e sempre! 💛🌻